terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tipos de corticoides 2: Mineralocorticoides

                 2- Mineralocorticoides (MLC): os mineralocorticoides são hormônios secretados pela zona glomerulosa do córtex das glândulas adrenais e seu representante mais conhecido é a aldosterona, hormônio responsável pelo aumento de reabsorção do sódio nos rins. Como atuam na absorção de eletrólitos, daí o nome Mineralocorticoides. 
           
                          2.1- A química dos MLC: os mineralocorticoides em geral possuem 21 carbonos na sua estrutura química com um oxigênio com dupla ligação em C18, e como já foi dito neste blog, possuem um anel de 4 membros, característico de todos os corticoides.
                      

                                 2.2-Ações metabólicas dos mineralocorticoides: os MLC tem como principal função a regulação do balanço eletrolítico. Falaremos em particular da aldosterona e portanto do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
                          Quando por algum motivo o volume plasmático e do fluído extracelular são alterados (por exemplo com a diminuição de ingestão de sódio), as células justaglomerulares detectam tal alteração e secretam renina na circulação periférica (no caso de diminuição do volume plasmático). A renina converte angiotensinogênio em angiotensina I, que por sua vez é clivada pela enzima de conversão da angiotensina ocorrendo em angiotensina II. A angiotensina II fixa-se a receptores membranares específicos a nível supra-renal, produzindo segundos mensageiros como o Ca2+ e derivados do fosfatilinositol; a ativação da cinase C altera a expressão enzimática, favorecendo a síntese de aldosterona. Com isso, a aldosterona atua nos néfrons estimulando a retenção de sódio e excreção de potássio. 


                                2.3- Mecanismos de ação dos MLC: os mineralocorticoides se ligam ao receptor de mineralocorticoide (MR) que é intracelular. Tal ligação induz uma mudança conformacional e ativação do receptor e dissociação do complexo proteico envolvendo o MR na sua forma livre no citoplasma. Com essa ligação, o MR se dirige ao núcleo onde se liga a sequências de DNA em regiões reguladoras dos genes codificadores das sub-unidades das proteínas Na/K ATPase e ENac. Todo esse processo ocorre no néfron, mais precisamente na parte ascendente da Alça de Henle e nos túbulos renais, e representa um modelo de feedback negativo.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário