quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Síntese de Hormônios da Tireoide

Neste post abordaremos a síntese dos hormônios da glândula tireoide e o que promove essa síntese.
A síntese de hormônios da tireoide se inicia no hipotálamo.Os estímulos recebidos pelo hipotálamo podem se apresentar de diversas formas, seja por fatores externos(frio,calor..) seja pelo feedback negativo dos hôrmonios no organismo.Esse feedback se caracteriza pela diminuição da concentração de tais hormônios no organismo, indicando a necessidade de sintetizá-los.
Tendo recebido o estímulo, o hipotálamo libera o hormônio TRH que age nas células basófilas da adeno-hipófise, estimulando a liberação de TSH.
O TSH por sua vez atua nos folículos colóides dentro da glândula tireoide, ativando o sintema cAMP que desencadeiará efeitos específicos na estimulação dessas células para que elas produzam T3 e T4.

Dentro das células da tireoide, o íon iodeto se liga à tireoglobulina(Tg).A tireoglobulina é formada por grupamentos de tirosina, sendo esta a unidade básica dos hormônios T3 e T4.
Após o acoplamento oxidativo(iodeto + Tg), restam os compostos monoiodotirosina(MIT) e diiodotirosina(DIT), além de aminoácidos e outras substâncias.
As moléculas MIT e DIT, então, se agrupam da seguinte maneira pra formar os hormônios T3 e T4:
DIT + DIT = T4      , MIT + DIT = T3.
Após isso, portanto, esses hormônios são colocados na corrente sanguínea e o hipotálamo deixa de liberar o TRH.



Fonte:http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/tireoide.htm
 Leonardo E. M. Mendes

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer pela disponibilização deste conteúdo. Escreveo sobre hormônios em meu site e estou em processo de pesquisa pra geração de novos conteúdos e fui trazido pra cá.

    ResponderExcluir