terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hormônios da tireoide relacionada à obesidade


Os hormônios da tireoide são os principais reguladores metabólicos do organismo.

A glândula tireoide é a responsável pela produção desses hormônios: T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

O T3 e o T4 estimulam o metabolismo celular e, consequentemente, a mitocôndria e a respiração celular, além de serem regulados pelo TSH (thyroid-stimulating hormone).

Quando há uma disfunção desses hormônios, o metabolismo energético fica comprometido. No caso do hipotireoidismo, o metabolismo fica lento pela ausência ou queda na produção de hormônios tireoidianos e, no hipertireoidismo, ocorre o inverso, o metabolismo acelera pelo aumento desses hormônios.

Devido a relação que têm com o metabolismo de carboidratos, ocorrendo a disfunção no controle de substâncias chamadas glicosaminoglicanos, há a associação do hipotireoidismo com a obesidade. Essas substâncias passam a se acumulam em diversos tecidos e retêm água.

 

 

Assim como ocorre maior armazenamento desse nutriente e formação de gordura, a queima desse estoque é dificultada, o que gera ações em cadeia como: o aumento dos triglicerídeos, colesterol e, em casos mais graves, a aceleração na formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

 

Entretanto, o ganho de peso não pode ser consequência exclusiva da disfunção desses hormônios. Outros fatores também contribuem - alimentação desregrada, sedentarismo, entre outros. Porém, é um alerta para se buscar um acompanhamento do peso com especialistas.




 

Referências:
http://www.drmateusendocrino.com/tireoide/37-hipotireoidismo-e-obesidade-qual-o-tamanho-da-culpa-da-tireoide-no-excesso-de-peso.html
http://blog.globalevoce.com.br/hormonios-da-tireoide-e-obesidade/#.UnkxJHJTvIU 
http://editoraeuropa.com.br/vegetarianos/obesidade-hormonios-da-tireoide/


Nenhum comentário:

Postar um comentário