domingo, 13 de outubro de 2013

Tipos de corticoides 1: Glicocorticoides

          Como foi visto, em geral, os corticoides podem ser classificados em três grupos que diferem entre si quanto ao modo de atuação no organismo e suas funções desempenhadas: os glicocorticoides, o mineralocorticoides e os andrógenos.

          1- Glicocorticoides (GC): o mecanismo de atuação desses tipos de corticoides ainda é um tanto complexo e não compreendido totalmente, porém, sabe-se que o processo é influenciado pela inibição e diminuição dos linfócitos e macrófagos. Por terem poderosos efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores, a indústria farmacêutica faz grande uso de glicocorticoides na produção de medicamentos sendo os principais: a cortizona e a hidrocortizona, predinisona, prednisolona, metilprednisolona, dexametasona, betametasona, fluticasona e a mometasona, sendo os últimos os mais potentes já que possuem uma maior afinidade com aos receptores citoplasmáticos.
                     
                   1.1- A química dos GC: todos os hormônios esteroides tem um anel característico de 4 membros, mais precisamente o ciclopentanoperidrofenantreno, a diferença fica nas suas ramificações bem como o surgimento de outros anéis e grupos químicos. Estruturalmente, os glicocorticoides apresentam grupos polares, hidroxilas ou cetonas conjugadas, na posição 3 (anel A) e uma cadeia lateral hidroxicetônica na posição 17 (anel D). Grupos cetona ou hidroxila são também comuns na posição 1 (anel C).

Figura : Estrutura molecular da hidrocortisona (cortisol).
                 1.2Ações metabólicas dos glicocorticoides e seus efeitos indesejáveis: os GC reduzem os níveis de glicose e intensifica a gliconeogênese, acarretando hiperglicemia, aumenta o catabolismo ao mesmo tempo que reduz o anabolismo, ocasionando perda de massa muscular, causam efeito permissivo sobre os hormônios lipolíticos e redistribuição de gorduras (Síndrome de Cushing) e reduz a absorção ao mesmo tempo que aumenta a excreção de íons Ca+ ocorrendo em osteoporose.

                   1.3- Mecanismos de ação dos glicocorticoides: os GC interagem com os receptores intracelulares e formam dímeros, que em seguida interagem com o DNA. Isso faz com que modifique a transcrição gênica induzindo a síntese de algumas proteínas importantes no processo anti-inflamatório.


                 Referências bibliográficas:
. KATZUNG, B. G. Farmacologia: Básica & Clinica. 9 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

  http://farmacolog.dominiotemporario.com/doc/cap%204%20-%20GLICOCORTICOIDES.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário