domingo, 3 de novembro de 2013

Síntese de Cortisol Devido ao Estresse


   O Hipotálamo é uma região do cérebro muito importante por ativar a hipófise e o sistema nervoso autônomo, quando respostas físicas e psicológicas são necessárias. Por consequência, o sistema endócrino é ativado também pelo hipotálamo. Essa ativação acontece do seguinte modo:O hormônio corticotrófico (ACTH) é secretado na hipófise (estimulada pelo hipotálamo) e este estimula a síntese de corticoides no córtex da glândula suprarrenal.

    Para que o ACTH seja produzido, o estímulo do Hormônio Liberador da Corticotrofina  é necessário. Esse hormônio é liberado de duas maneiras:  o estresse e o relógio biológico (relacionado à secreção desse hormônio em maior ou menor intensidade durante a noite). Nesse post, nos concentraremos no estresse como forma de liberação.

 
    As pessoas, em geral, têm respostas semelhantes a estímulos externos fisiologicamente falando. Alterações no organismo têm a função de adaptativa a situações de estresse e são chamadas por Hanz Selye de "situação de Síndrome Geral de Adaptação". No sistema nervoso central, ações são coordenadas para regular o sistema nervoso autônomo e o sistema endócrino.
   O estresse aumenta os níveis de cortisol, que se mantém alto enquanto a situação estressante persistir. A alta concentração (e sua constância) pode danificar os receptores para cortisol, o que acarreta aumento do estresse. Percebemos, então, um ciclo vicioso estresse - cortisol elevado - receptores impotentes - estresse.
   Os corticoides são substâncias muito relacionadas com o estresse e exercem influência em diversas vias metabólicas (proteínas, carboidratos, lipídios, tonicidade dos músculos, integridade do miocárdio e respostas antiinflamatórias).




 Esquema sobre o estresse:


   O estresse, metabolicamente, aumenta a glicemia, pois estimula a gliconeogênese. Esse aumento disponibiliza glicose (e consequentemente, energia) para uma possível situação de luta ou fuga.
Um ponto importante a ser notado é o possível aumento de peso devido a esse cortisol abundante. A gliconeogênese estimulada causa sensação de fome, e a alta produção de glicose a partir de lipídios e aminoácidos pode acionar a lipogênese.
Bibliografia:
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/hipotalamo/
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=42
http://www.labchecap.com.br/novidades/noticias/o-impacto-do-estresse-no-coracao/images/estresse-labchecap.jpg
http://corticoidestireoide93.blogspot.com.br/2011/06/glucocorticoides-e-stress.html
http://corticoides.wordpress.com/2012/06/03/estresse-e-o-cortisol-qual-a-relacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário